O bebê nasceu prematuro, mas a culpa não é sua, mamãe!
Muitas mães de bebês prematuros acabam se culpando por seus filhos nascerem antes do tempo ideal. Isso não deve acontecer, pois elas não são capazes de controlar todos os fatores envolvidos nesse tipo de parto.
As causas para o nascimento prematuro são muitas. “O bebê pode ter uma malformação, que acaba desencadeando o trabalho de parto; ele pode estar sofrendo e o médico decide interromper a gestação; a placenta pode descolar ou não estar bem inserida; ou, às vezes, o problema é justamente a condição da mãe, que está hipertensa, tem diabetes importante ou outras situações clínicas que colocam em risco a saúde dos dois”, explica Dra. Filomena Bernardes de Mello, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Hoje, essa ideia de “culpa” tem sido reduzida. “A abordagem dos pediatras hoje ocorre no sentido de esclarecer a condição do bebê, explicando bem todos os fatores que podem desencadear um parto prematuro, contribuindo para que a mãe não se sinta responsável por isso”, acrescenta.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624