Voltar
  • Home
  • blog
  • Mitos e verdades no banho do recém-nascido

Mitos e verdades no banho do recém-nascido

19 de agosto de 2013

Mitos e verdades no banho do recém-nascido

O banho do bebê pode ser um momento desesperador para os pais de primeira viagem. Embora já estejam acostumados com a água, nem sempre o bebê fica confortável na banheira e assusta-se com o chuveirinho. A enfermeira Thalita Halasc, do Hospital e Maternidade Santa Joana, dá algumas dicas importantes para tornar esse momento mais relaxante para a criança.
Veja alguns mitos e verdades:


Bebê pode ficar sem tomar banho por mais de um dia.
Isso é um mito. Nos dias mais frios, não é preciso dar banhos todos os dias no recém-nascido, pois ele não se suja muito. Mas isso é uma exceção. ”O bebê tem que tomar banho rápido, mas todos os dias. Pode dar até duas vezes por dia se quiser”, explica. No caso de bebês que engatinham, essa rigidez deve ser ainda maior.


É melhor dar banho à noite.
É verdade. Embora não tenha um horário específico para banhar o pequeno, os pais podem usar esse artifício para colocar o bebê na cama. ”O horário ideal de banho é à noite. É importante estabelecer uma rotina, mas, se você der sempre de manhã, ele não vai associar o banho com a hora de dormir. À noite, o bebê relaxa e ele tem uma sensação de que vai dormir”, acrescenta a enfermeira.


Água do banho é água do chuveiro.
É verdade. Você não precisa ferver ou filtrar a água do banho do nenê. “A temperatura da água é em torno de 36º, aquilo que conseguimos suportar com o pulso. O bebê está acostumado com a água, então, pode colocar uma quantidade razoável de água na banheira para cobri-lo até a barriga.”

Não preciso lavar a cabeça todos os dias.
Isso é um mito. É importante sempre lavar a cabeça do recém-nascido, pois ele tem uma oleosidade maior na pele.


Bebês podem usar produtos de adultos.
Isso é outro mito importante de ser esclarecido. Recém-nascidos devem usar produtos específicos para a idade deles. Além disso, não devemos usar bucha no bebê, nem vegetal, nem sintética.


Bebês podem usar hidratantes ou óleos.
É verdade. “Pode usar creme hidratante ou óleo, pois o bebê desidrata muito fácil e perde muita água pela pele. Use, principalmente, quando fizer massagem nele”, diz a enfermeira.


Duas crianças pequenas podem dividir o mesmo sabonete.
É verdade. Não há problemas em relação a isso. Bebês gêmeos também podem tomar banho juntos, se a mãe conseguir fazer isso ao mesmo tempo.


Não pode usar o chuveirinho.
Isso é um mito. “Para usar o chuveirinho, depende muito da segurança da mãe e da aceitação do bebê. Não tem restrição de idade”, explica.


Banho de balde é indicado.
É verdade. “É excelente se você tiver segurança para dar, se achar uma boa posição confortável. O bebê relaxa bastante, pois a ideia é reproduzir o ambiente do útero. Isso diminui os espasmos e deixa o bebê mais seguro”, finaliza.
 

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624