Voltar
  • Home
  • blog
  • Mamães, tomem mais cuidado com o coração!

Mamães, tomem mais cuidado com o coração!

15 de maio de 2013

Mamães, tomem mais cuidado com o coração!

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.


Nos últimos anos, as mulheres passaram a contribuir ainda mais com a renda familiar. Com esse novo papel, surgiram novas responsabilidades, e o estresse da vida diária aumentou. Uma consequência trágica dessa mudança de rotina é o aumento significativo das doenças cardíacas.
Os estudos demonstram que as patologias do coração, como os infartos, são mais graves nas mulheres do que nos homens. “A doença costuma ser mais grave porque as mulheres infartam mais velhas e com mais doenças associadas, como a hipertensão e o diabetes”, explica Dra. Luciana Fonseca, cardiologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, em consultoria para o site Diarioweb.  Esse risco de morte também é agravado nas mulheres, pois elas descobrem que estão infartando em fases mais  tardias do ataque. Isso acontece porque elas não apresentam os mesmos sintomas masculinos, como a dor no peito.
Durante a gestação, as futuras mamães precisam ter ainda mais cuidado, pois seu volume de sangue aumenta e o coração precisa bater mais forte, agravando os riscos das doenças cardíacas. Cuide de sua saúde antes de engravidar. “Aconselho todas as mulheres, independente da idade, a seguir sete passos: seja ativa, coma melhor, perca peso, pare de fumar, controle o colesterol e a pressão arterial e reduza o açúcar no sangue”, orienta a cardiologista.
Sintomas de problemas cardíacos – como tontura, aceleração da frequência cardíaca e aumento do ritmo respiratório – podem ser confundidos com os próprios sintomas da gravidez. É preciso ter atenção redobrada. Escolha um bom obstetra para fazer o seu acompanhamento pré-natal.
Fonte: Site Diarioweb
Leia a matéria completa aqui.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624