Horário de Verão: Como fazer com que as crianças sintam menos a mudança?
Todos nós sentimos os efeitos e levamos algumas semanas para nosso relógio biológico se ajustar ao horário de verão. O mesmo acontece com as crianças. E o que fazer para que elas sintam menos essa alteração?
Quem responde é a Dra. Juliana Rosis Dinato, pediatra neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, em entrevista ao site Bebê.com.
“Nosso sono é induzido pela melatonina, hormônio que é regulado pela luminosidade”, explica a médica. Então, se o horário do anoitecer muda, nossos horários para dormir e acordar são afetados. Recém-nascidos dormem a qualquer hora e sentem pouco isso, “mas esse ciclo logo se estabelece, então bebês de poucos meses já podem sentir essa alteração”, afirma.
Para ajudá-los a dormir melhor, é indispensável que os adultos deem o exemplo. Se a família vai se deitar às 21h30 no resto do ano, deve manter o hábito durante o horário de verão. Também é bom evitar brincadeiras que deixam as crianças agitadas, bem como o uso de eletrônicos como tablets e smartphones.
A criança, assim como o adulto, deve adotar hábitos que facilitem o sono, como tomar banho quente, ler, ouvir músicas tranquilas. Colocar as crianças para dormir 15 minutos antes do horário também ajuda. “Melhor ainda se os pais começarem a fazer isso cerca de uma semana antes do horário de verão chegar”, diz a Dra. Juliana, dando uma dica para o ano que vem.
Expôr a criança à luz natural, levá-la para passear tão logo acorde, por exemplo, também é uma boa ideia para fazer com que o corpo entenda que a hora de dormir chegou ao fim.
Confira a reportagem completa no site Bebê.com.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624