Voltar

Hoje é dia de gelatina!

19 de abril de 2012

Hoje é dia de gelatina!

Uma sobremesa que as crianças adoram, faz bem à saúde e não dá trabalho para fazer é a gelatina. Porém, você sabia que gelatina é retirada das cartilagens e dos ligamentos das juntas ósseas do boi? Essas partes são fervidas para que o colágeno (proteína formada por diversos tipos de aminoácidos) se solte e misture-se com água para resultar em um composto chamado mocotó. A mistura é desidratada, purificada e transformada em pó e é acrescentado açúcar e sabores.
A gelatina apresenta inúmeras vantagens: é fonte de proteína e não tem colesterol, nem alto valor calórico, mas contém açúcar, corantes e aromatizantes em sua composição, que fazem engordar e podem causar alergia.
Devemos lembrar que a gelatina vendida em casas de suplemento (colágeno em pó) é diferente das gelatinas de supermercado. O colágeno em pó está em sua forma pura e as gelatinas que compramos possuem colágeno em menor quantidade.
A introdução da gelatina no cardápio das crianças ajuda a complementar a ingestão de proteínas de outros alimentos, como carne, ovos e feijões. Por isso, a gelatina não deve ser a única fonte de proteína.
Para um maior valor alimentício, a gelatina colorida pode ser misturada às frutas ou batidas com leite condensado ou creme de leite ou ainda as gelatinas sem sabor serem usadas em sucos e iogurtes.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624