Hidratação na gravidez é fundamental
O verão está se aproximando e, com o aumento das temperaturas, se torna ainda mais importante a hidratação, especialmente para as gestantes, que ficam mais vulneráveis ao calor extremo. Isso porque, durante a gestação, a circulação sanguínea aumenta, assim como a temperatura corporal e a retenção de líquidos.
No calor, o organismo perde água por meio do suor, o que pode aumentar o risco de tontura, queda de pressão arterial, dor de cabeça e exaustão térmica. Hidratar-se ao longo de todo o dia, tomando água, água de coco e ingerindo frutas é fundamental.
Leia também: Gravidez e calor: como conciliar e amenizar desconfortos
Outros cuidados no verão
Além da hidratação, é importante cuidar da pele, que fica mais propensa a desenvolver melasmas e manchas na gestação. Para isso, deve-se usar protetor solar diariamente, evitar sol intenso entre 10h e 16h e utilizar chapéus e roupas com proteção UV.
Nessa época também vale redobrar a atenção com a água e alimentos que possam estar contaminados.
As gestantes devem ter um cuidado especial com doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya, com o uso de repelente adequado, à base de Icaridina, IR3535 ou DEET em concentrações permitidas.
“As doenças do verão podem evoluir rapidamente e representam riscos importantes na gestação. A prevenção é sempre o caminho mais seguro, especialmente no que diz respeito às arboviroses, que podem trazer complicações para a mãe e para o bebê em formação”, explica a Dra. Rosana Richtmann, infectologista do Grupo Santa Joana.
Leia o artigo completo aqui.