Voltar
  • Home
  • blog
  • Grávidas e Copa do Mundo: como curtir em segurança

Grávidas e Copa do Mundo: como curtir em segurança

20 de junho de 2014

Grávidas e Copa do Mundo: como curtir em segurança

*Imagem meramente ilustrativa.

 
É impossível ficar alheia à empolgação que toma conta do Brasil nesses tempos de Copa do Mundo. Mas e as gestantes, como podem curtir o maior evento de futebol do planeta sem correr riscos para si mesma e para o bebê?
Neste período, um dos principais cuidados que devem ser tomados é com as confusões e multidões dos estádios, afinal, o evento atrai pessoas do mundo inteiro e, muitas vezes, acaba gerando conflitos. Em casos de aglomerações, é importante tomar cuidado e sair de perto da bagunça para evitar acidentes, como alerta o obstetra Luiz Fernando Leite, do Hospital e Maternidade Santa Joana. “Qualquer trauma, batida ou queda deve ser observada por 24 horas para ver se não ocorre perda de líquido e/ou de sangue. Mas se houver sinais fetais, indica que está tudo bem”.
As mamães que gostam de futebol e não vão abrir mão de ir para o estádio precisam se atentar a alguns fatores, como segurança e conforto; e para evitar dores, nas costas e nos pés, principalmente, uma almofada pode deixar tudo mais cômodo e ainda impedir os desagradáveis inchaços.
O mais difícil para as torcedoras de plantão talvez seja evitar o estresse e ansiedade na hora da comemoração dos gols. “O estresse afeta o bebê devido a um maior consumo de calorias pelo corpo materno que diminui o consumo da parte fetal. Outras consequências são o envelhecimento precoce da placenta e a diminuição do líquido amniótico. Em relação às mães, pode diminuir ainda mais sua imunidade devido a um consumo aumentado de energia, fazendo também com que a gestante tenha uma menor oxigenação do próprio sangue”, afirma Dr. Leite.
Uma coisa inevitável nesta época é não comer petiscos e lanches – fáceis de serem encontrados nas imediações dos estádios – e uma das recomendações que as gestantes têm a seguir é uma alimentação balanceada e saudável, evitando sempre o excesso. A nutricionista do Santa Joana, Luciana Costa, explica que é importante atentar para a quantidade de vezes que a futura mamãe come por dia e também que esses alimentos sejam sempre saudáveis. “A recomendação é que as gestantes façam três grandes refeições por dia e mais três lanches entre essas refeições; esses lanches podem ser compostos por frutas, iogurtes, biscoitos sem recheio, barrinhas de cereais e frutas secas. O excesso de alimentos gordurosos pode predispor ao ganho de peso excessivo, por isso estes alimentos devem ser evitados”.
Além de prejudicar o peso, tanto da mamãe quanto do bebê, ao ingerir alimentos ricos em gordura é perigoso o desenvolvimento de doenças típicas deste momento, como a diabetes gestacional e a hipertensão.
Neste período, é preciso cuidar da alimentação, afinal, os petiscos e bebidas, como refrigerantes e álcool, fazem parte do cardápio da comemoração. Por isso, assim como durante toda a gestação, é preciso seguir uma dieta balanceada e saudável, evitando sempre o excesso. “Não existe quantidade segura recomendada de bebida alcoólica para as grávidas, pois qualquer quantidade pode ser prejudicial ao bebê, atravessando a barreira placentária. Os estudos não são conclusivos sobre a quantidade segura de ingestão de álcool, portanto, o consumo de bebida alcoólica é proibido durante a gestação”, afirma a nutricionista do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Categorias

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587