Gestante com histórico de derrame: cuidados necessários
Hailey, esposa de Justin Bieber, anunciou que está grávida e mostrou sua barriguinha nas redes sociais. Porém, há dois anos, ela teve um derrame e precisou passar por uma cirurgia cardíaca. O portal Minha Vida escreveu uma reportagem sobre isso e conversou com o Dr. Eduardo Cordioli, diretor técnico de obstetrícia do Grupo Santa Joana, para explicar se esse histórico leva a um risco maior na gestação.
Em 2022, Hailey descobriu um defeito do septo atrial, um buraco na parede entre as câmaras do coração. Esta é uma cardiopatia congênita, que Hailey descobriu somente adulta. “Um coágulo escapou por esse buraco e viajou até o meu cérebro”, contou ela na época, explicando que foi assim que acabou sofrendo o derrame.
Este histórico pode aumentar o risco de complicações na gravidez, mas não significa necessariamente que será arriscada. O Dr. Eduardo Cordioli explicou que pode haver um risco de reabertura do orifício no coração e chances de um novo AVC ou formação de coágulos.
“Existe um risco de insuficiência cardíaca, porque durante a gravidez todas as mulheres têm um estresse significativo no coração, o que pode desenvolver pressão alta, as chances de pré-eclâmpsia e, consequentemente, um parto prematuro”, explicou.
Realizar o pré-natal com monitoramento regular da saúde é fundamental para ajudar a prevenir riscos. Toda gestante com um problema cardíaco deve ter uma avaliação de um obstetra especializado em alto risco, além de um cardiologista. “Ela precisa fazer pré-natal completo, com ultrassonografia logo no início da gestação e com uma frequência maior para entender a reação de crescimento do bebê”, disse o Dr. Cordioli. Exames como ecocardiograma e teste de função cardíaca da gestante também são importantes.
E, claro, seguir as orientações médicas no que diz respeito ao estilo de vida, que podem incluir a recomendação de atividade física e uma dieta específica.
Para ler a reportagem completa, clique aqui