Voltar

Gêmeos: desafio em dobro?

1 de fevereiro de 2012

Gêmeos: desafio em dobro?

A chegada de um bebê já provoca um acontecimento na família. Imagine, então, quando são dois? Muitas mães não sabem como proceder quando os dois choram ao mesmo tempo, sentem-se culpadas por não poderem dar atenção integral ao filho e têm inúmeras dúvidas em relação à melhor forma de cuidar das crianças.
Atualmente, existem muitos cursos psicoprofiláticos, que incluem aulas práticas de puericultura, aplicáveis a um filho só, mas com técnicas que podem ser replicadas para gêmeos ou trigêmeos. A orientação sobre o posicionamento dos bebês ao seio, por exemplo, é muito importante. Entretanto, as mães são diferentes e cada bebê tem necessidades distintas, que devem ser levadas em consideração. Por isso, deverão encontrar a melhor posição para o aleitamento, ora com dois bebês juntos, ora com cada um individualmente.
É fácil cair na padronização dos cuidados, mas deve-se dar muita atenção a isso, pois os bebês se desenvolvem individualmente, sem, no entanto, manter os gêmeos distantes por muito tempo. O contato entre irmãos é fundamental.
O Hospital e Maternidade Santa Joana é referência nos cuidados com gêmeos, que muitas vezes nascem prematuros.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624