Voltar
  • Home
  • blog
  • Esterilizar mamadeira evita sapinho e diarreias

Esterilizar mamadeira evita sapinho e diarreias

13 de setembro de 2012

Esterilizar mamadeira evita sapinho e diarreias

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.


Amamentar no peito é a forma mais saudável de alimentar o bebê, mas muitas mamães infelizmente não podem nutrir dessa forma e recorrem às mamadeiras. Como a imunidade da criança até os quatro meses ainda está em formação, é preciso cuidado ao guardar o leite e limpar a mamadeira. “O leite é um meio de cultura que contamina e acumula fungos com muita frequência”, esclarece Clovis Francisco Constantino. Segundo o Ministério da Saúde, o período de armazenamento do leite materno após a coleta é de 24 horas na geladeira e até 15 dias no freezer.
Sapinho, diarréia e infecções do sistema digestivo podem ser recorrentes da má higienização dos bicos artificiais e do sistema imunológico imaturo do bebê.  Cuidar dos utensílios é cuidar da saúde do seu filho.
“A esterilização deve ser feita pelo aquecimento da mamadeira e/ou chupeta. O calor dentro do tempo suficiente consegue destruir quase todos os germes causadores de doenças infantis” afirma o Presidente da Associação de Pediatria do Estado de São Paulo, Dr. Clovis Francisco Constantino.
“As mamadeiras e as chupetas em contato com ofertas alimentares estão expostas a multiplicação de fungos e bactérias, colocando em risco a saúde da criança. Por isso, deve-se esterilizar esses objetos antes do bebê fazer seu uso”, diz o médico.
Dentre os métodos mais usuais, a mamãe pode esterilizar a mamadeira e chupeta de 3 formas:
– Na panela comum (fogão):  Encha uma panela com água e ferva por 5 minutos. Em seguida, mergulhe os objetos e deixa aquecer por mais 3 minutos. Retire-os e os deixe secar naturalmente.
– No microondas: Coloque os utensílios em um recipiente apropriado e os aqueça por 8 minutos.
– No esterilizador: É necessário adquirir o aparelho próprio e seguir rigorosamente o manual de instrução. É um método muito eficaz utilizado em hospitais e laboratórios.
Fonte: UOL

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624