É verdade que andar acelera o trabalho de parto?
Sim. Quando chega o tão esperado momento de dar à luz, a ansiedade de toda mulher aumenta. O longo tempo do trabalho de parto, que pode durar até 12 horas, só contribui para aumentar essa inquietação. O Curso de Gestantes Online, do Hospital e Maternidade Santa Joana, dá dicas de como acelerar esse processo, sem recorrer aos medicamentos específicos para isso.
“A mulher pode ajudar com [ações] paliativas, como ficar em pé e caminhar, mudar de posição, esvaziar a bexiga e tentar empurrar o bebê no momento da contração, com movimentos de quadril e curvando as costas”, orienta Ana Cristina Santos Palmieri, coordenadora de Enfermagem do Centro Obstétrico do Santa Joana.
Saber controlar a respiração também pode ajudar. O útero de uma gestante está localizado bem próximo ao diafragma. Durante o trabalho de parto, uma respiração mais profunda pode pressionar o útero, causando dor. No entanto, quando a mulher estiver prestes a dar à luz, esse movimento respiratório pode ajuda-la a empurrar o bebê para fora do útero.
Para ficar mais tranquila na hora do parto, siga as orientações das enfermeiras. Elas ensinarão exercícios de respiração e darão dicas importantes para amenizar o sofrimento. Esclarecer todas as suas dúvidas antes do parto pode fazê-la se sentir mais segura.
Para essa e outras dicas, acesse o Curso de Gestantes Online, aqui.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624