Voltar

É hora de ir para casa

22 de março de 2013

É hora de ir para casa


Depois de sair do hospital, é comum surgirem muitas dúvidas sobre como cuidar do bebê em casa. No último post da série “Cheguei ao mundo”, o Francisco Dutra Rodrigues, neonatologista do grupo Santa Joana, dá dicas sobre os primeiros dias do bebê fora do hospital.
Essa nova fase será mais um processo de adaptação. O neném tomará posse do novo quarto, do berço e de tudo que o espera no aconchego do novo lar. Essa nova fase é acompanhada por alguns procedimentos importantes.
Nos primeiros 14 dias após o nascimento, o coto umbilical escurecerá e cairá. Até esse dia, o umbigo da criança deve ficar bem ventilado. “Para tratá-lo, deve-se usar solução alcoólica 70%, passado bem na base e ao redor do umbigo no mínimo três vezes por dia”, explica o neonatologista.
Para dar banho no seu filho, prefira os horários mais quentes do dia, entre 11h e meio dia. Não precisa ferver a água, use o dorso da mão ou o cotovelo para avaliar se ela está em uma temperatura agradável. Use sabão líquido ou em pedra. Evite quantidades excessivas, pois esses produtos retiram a gordura da pele, uma proteção natural. Não use talco ou perfume.
“Quanto às fraldas, suas trocas deverão ser frequentes, evitando-se, assim, a assadura.“ Lembre-se que, após a mamada, deverá ser conferida se a fralda está suja e obrigatoriamente deverá ser trocada, mesmo com o risco de o bebê regurgitar à manipulação”, explica o especialsita.
Outra dica importante é observar a frequência das mamadas (o ideal é em intervalos de duas a quatro horas), a quantidade de urina (entre quatro e seis vezes por dia) e a temperatura corporal do bebê. Se tudo ocorrer bem, a primeira visita ao pediatra deve ocorrer de dois a três dias depois da alta hospitalar.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Categorias

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587