Dia do Coração: no Santa Joana, uma segurança a mais para seu bebê
Hoje, 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração. Boa oportunidade para contar que o Hospital e Maternidade Santa Joana está implantando um serviço de cirurgia cardíaca neonatal, com foco no tratamento precoce de doenças cardíacas em recém-nascidos. Dra. Luciana da Fonseca da Silva, cirurgiã cardiovascular da Unifesp/Escola Paulista de Medicina e atuante também no Hospital Beneficência Portuguesa, é a responsável pelo serviço.
Dra. Luciana explica que, na maioria dos casos, essas doenças são detectáveis no exame de ecocardiografia fetal, durante a gestação, serviço também disponível no Hospital e Maternidade Santa Joana, sob a responsabilidade da Dra. Marina Zamith. Segundo Dra. Luciana, em muitos desses casos, o início do tratamento clínico, associado ou não à intervenção cirúrgica logo após o nascimento, pode possibilitar vida normal às crianças nascidas com a doença.
Um fator crítico de sucesso, nesses casos, é o tratamento pós-operatório, que também depende de uma equipe multidisciplinar. Como referência em UTI Neonatal, já especializado principalmente nas ocorrências associadas à prematuridade, o Santa Joana agora amplia sua especialização, também do ponto de vista das doenças cardíacas.