Dezembro Laranja: prevenção ao câncer de pele
Dezembro Laranja é a campanha nacional de prevenção ao câncer de pele. Nesta época do ano, com maior radiação UV, precisamos dar mais atenção aos cuidados com a pele.
Por causa das oscilações hormonais, as gestantes são especialmente vulneráveis às alterações cutâneas, como manchas e melasma.
“A gestação é um período em que a pele se torna mais reativa e suscetível a manchas. O protetor solar passa a ser um aliado diário e indispensável, pois ajuda a prevenir danos que podem ser permanentes. A fotoproteção é uma forma simples e poderosa de cuidar da saúde da mulher e do bebê”, diz a Dra. Camille Maia, dermatologista do Grupo Santa Joana.
Para as gestantes, o FPS mínimo é 50 e deve ser aplicado mesmo em ambientes internos ou nublados, além de ser reaplicado ao longo do dia. Para aumentar a proteção, recomenda-se também o uso de chapéus e roupas com proteção UV.
Outros cuidados com a pele envolvem o uso de cremes hidratantes para evitar o ressecamento e a formação de estrias.
Leia também: Hidratação na gravidez é fundamental
Cuidados com o bebê
Quando o bebê nasce, não deve usar protetor solar até os seis meses. Neste período, a proteção deve ser física, impedindo a exposição direta ao sol.
“A pele do bebê menor de seis meses é imatura e sensível. Nessa fase, a proteção ideal é evitar a exposição solar direta, priorizando sombra, roupas leves, chapéus e ambientes ventilados. É um cuidado simples, mas fundamental para prevenir queimaduras e reduzir os riscos acumulativos para a saúde da pele no futuro”, explica a Dra. Clery Galacci, pediatra do Grupo Santa Joana.
Uma regra que vale para todos, mães e bebês, é evitar a exposição solar entre as 10h e as 16h, quando o sol está mais forte.
Leia o artigo completo aqui.