Cuidado com as doenças de Inverno
Nesta semana, chegou o Inverno. Embora algumas pessoas possam até gostar do clima frio e se sentirem mais estimuladas por ele, grande parte da população acaba sofrendo com problemas de saúde típicos desta época do ano. E isso pode se agravar no caso dos bebês.
Algumas doenças tornam-se mais comuns neste período, por causa das temperaturas mais baixas, da reduzida umidade do ar e da oscilação entre frio e calor. Uma dessas doenças que podem atacar os pequenos é a otite. Trata-se de uma inflamação causada por vírus ou bactéria que se manifesta com os seguintes sintomas: dor no ouvido, febre alta, irritação e secreção do ouvido, que pode inclusive apresentar sangue ou pus.
Para evitar, é importante proteger as crianças dos fatores de risco, colocando roupas e cobertas de Inverno ao sol, antes de utilizá-los, para eliminar os ácaros. Manter os ambientes sempre limpos e arejados e evitar, de modo sistemático, o contato dos bebês com fumaça de cigarro são outras medidas importantes.
Embora possam ser consideradas doenças sem gravidade, é importante não negligenciar sintomas comom tosse persistente e chiado no peito, por exemplo. “Eles podem indicar doenças mais sérias, como bronquiolite que, sem uma intervenção adequada, pode evoluir para insuficiência respiratória ou predispor a criança à problemas alérgicos no futuro”, alerta a pediatra e neonatologista Dra. Claudia Tanuri, do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Agaselhe seu bebê e curta o final de semana!