Criança que dorme menos são mais impulsivas e distraídas?
Sim. Segundo um estudo realizado na Universidade McGill, no Canadá, crianças que dormem uma hora a menos por noite podem ficar mais impulsivas e distraídas, o que pode prejudicar seu desempenho escolar. Na pesquisa, havia 34 participantes entre 7 e 11 anos, divididos em dois grupos: em um deles, as crianças eram privadas de uma hora de sono durante cinco noites consecutivas; no outro, os pequenos dormiam meia hora a mais que o habitual.
Os comportamentos foram medidos por pais e professores das crianças, que respondiam a questionários sobre os mini participantes. O grupo que dormiu menos teve uma queda no rendimento escolar e as crianças ficaram menos criativas, mais dispersas e irritadas e se frustravam com mais facilidade. Já o grupo que dormiu mais do que o habitual teve um ganho significativo nos mesmos quesitos.
Em longo prazo, a privação do sono pode provocar alterações metabólicas e aumento de peso e diabetes. Além disso, é durante o sono que as crianças se desenvolvem, por isso, é importante que elas durmam de 8 a 10 horas por noite.
Para fazer seu filho dormir cedo é preciso criar um ritual que deve começar às 18h. É preciso diminuir os ritmos das brincadeiras mais enérgicas em casa. Um banho relaxante, um leitinho quente e a leitura de uma história na cama também ajudam muito.
Leia a matéria completa aqui.
Fonte: Revista Crescer
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624