Conheça os riscos da dieta na gravidez da mulher obesa
Uma das primeiras coisas que aparecem na mente quando uma mulher diz que está grávida é o aumento de peso. Se essa mulher está com sobrepeso ou já está obesa tem que tomar muito cuidado com a balança. A mulher já ganha peso naturalmente na gravidez por razões óbvias. Agora a mulher obesa que ganhar quilos, seja por sedentarismo ou por má alimentação, corre risco de prejudicar a si e ao bebê, desenvolvendo diabetes gestacional, hipertensão, pré-eclampsia (que em casos extremos pode resultar na morte da mamãe e/ou do bebê) ou causar retardo do crescimento intra-uterino.
O problema é que fazer dieta não é recomendável para quem está grávida. Evitando alguns alimentos importantes, a mulher pode deixar de ingerir proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê.
O que fazer então se não pode engordar e também não pode restringir a alimentação?
Gestantes obesas que seguem uma dieta equilibrada e engordam pouco têm a gravidez e o bebê mais saudáveis do que aquelas que ganham muitos quilos. Uma dieta balanceada contendo tudo o que mamãe e bebê precisam para o melhor desenvolvimento da gestação é o recomendável. Lembre-se: a gestante obesa pode perder peso durante a gravidez contanto que sua alimentação seja adequada e não restritiva.
Para não ter dúvidas se a sua alimentação está ou não apropriada para o pleno desenvolvimento da gravidez, avaliações médicas devem ser realizadas periodicamente. E o acompanhamento da alimentação com um nutricionista deve estar nos planos de uma grávida acima do peso.