Conheça cuidados importantes com a chegada do recém-nascido em casa
Logo depois de deixar o hospital, surge uma série de dúvidas importantes nos pais de primeira viagem sobre os cuidados que devem ter com o seu filhote. Essa é uma fase de adaptação que pode ser um pouco inquietante e angustiante para toda a família. Os pais devem se acostumar à nova rotina e aos inúmeros cuidados que devem ter durante essa fase. Separamos algumas dicas importantes.
O cordão umbilical do recém-nascido deve escurecer e cair entre o sétimo e o 14º dia após o nascimento. É fundamental deixá-lo bem ventilado e ficar atento ao odor das secreções, pois se elas exalarem um cheiro estranho é preciso procurar um médico. “Para tratá-lo, deve-se usar solução alcoólica 70%, passado bem na base e ao redor do umbigo no mínimo 3 vezes por dia”, destaca o neonatologista Dr. Francisco Dutra Rodrigues, do Grupo Santa Joana.
Para o banho, a temperatura da água deve ser morna e não é preciso fervê-la. Uma dica é medir a quantidade de calor com o dorso da sua mão ou o cotovelo. Não há um horário definido para esse hábito, no entanto, o banho a noite pode ser uma boa oportunidade para acalmar seu filho antes de dormir. Não há restrições quanto ao tipo de sabonete que deve ser utilizado, mas é preciso não abusar na quantidade, pois esse produto tira a gordura da pele, um fator protetor natural do bebê.
Preste atenção na frequência das mamadas (o comum é manter intervalos de duas a quatro horas) e a quantidade de vezes que o bebê urina (em média, quatro a seis vezes por dia), além do controle da temperatura. Se observar qualquer anormalidade procure um pediatra. Visitas de rotina são fundamentais para preservar a saúde do seu filhote.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624