Voltar
  • Home
  • blog
  • Confira truques para seu bebê dormir tranquilamente

Confira truques para seu bebê dormir tranquilamente

18 de abril de 2012

Confira truques para seu bebê dormir tranquilamente

Noites mal dormidas são rotina para alguns bebês e, consequemente, seus pais. Para obter um sono tranquilo, o bebê precisa criar uma rotina que deve ser seguida à risca e, para isso, a pediatra Clery Bernardi Gallacci, do Hospital e Maternidade Santa Joana, dá a receita para uma noite tranquila e um dia seguinte bem disposto.
“O bebê tem que dormir cedo, acordar cedo, sair ao ar livre, brincar, além de manter horários regulares de alimentação e deixar atividades mais excitantes para o começo do dia”, ensina a pediatra.
Ligue o som: “a música pode ajudar a relaxar. Mas, assim que ele adormecer, o ideal é que os sons cessem, já que isso pode atrapalhar o desenvolvimento do sono do bebê.”
Não leve o bebê para a cama do casal: a cama do casal não oferece a posição ideal para o bebê dormir, já que a cabeceira do berço deve ser mais elevada, para evitar que ele tenha refluxo.
Dê uma última mamada antes de dormir: para evitar que o bebê acorde com fome, a mãe pode amamentá-lo antes de ele dormir. Essa fome no meio da noite acontece porque leite materno é um alimento de fácil digestão.
Deixe-o adormecer em seu berço: nada de deixar que o bebê durma em seu colo. O ideal é que ele durma sozinho já no berço, na posição adequada, senão ele acostuma a dormir no colo.
Deixe o ambiente pouco ou nada iluminado: para que o bebê durma tranquilamente, o ideal é que o quarto esteja muito pouco ou nada iluminado. Se for necessário algum tipo de iluminação, que seja apenas uma lâmpada de tomada ou um abajur de luz baixa.
Aposte em pijaminhas confortáveis: para que o bebê durma tranquilamente, é importante que as roupas também sejam confortáveis. Prefira um pijaminha de algodão sem muitos botões e evite peças que possam sufocar ou machucar o pequeno, como roupas com elásticos muito apertados na cintura.
Combata os gases: principalmente nos três primeiros meses de vida, é comum que as cólicas de gases atrapalhem o bem-estar do bebê, incomodando-o também na hora de dormir. A mãe deve evitar o abuso de alimentos muito condimentados ou gordurosos, além de refrigerantes, leite e derivados.
Dê banho nele antes de dormir: nada melhor do que um banho para cumprir a tarefa de relaxar. Os banhos não precisam de muito requinte, mas, se os pais quiserem inovar, existem mini-ofurôs e baldes de banho que permitem que o bebê fique mais tempo relaxando.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624