Confira dicas para não errar na hora de fazer a mamadeira
Por ser um objeto doméstico, muitas vezes a mamadeira é tratada da mesma forma que toda a “louça” e não recebe os devidos cuidados antes de abrigar o leite do bebê. Por isso, algumas dicas são importantes para que bactérias nocivas a seu filho não encontrem ambiente para se desenvolverem.
O primeiro passo é lavar bem as mãos antes de preparar o leite do bebê. A mamadeira deve ser esterilizada de duas a três vezes por semana. O processo de fervura é de três a cinco minutos, em panela fechada, tempo suficiente para que a maioria das bactérias sejam eliminadas. Pode-se também esterilizá-las a frio, com cloro. Existem no mercado várias formulações, devendo ser seguida a instrução do rótulo.
Depois que o bebê termina de se alimentar, uma boa lavagem com detergente neutro e escova específica é o suficiente para limpar os resíduos. Enxague bastante para eliminar os resíduos de sabão.
Se você vai passear com o bebê e precisa alimentá-lo fora, não prepare a mamadeira com antecedência. Leve o utensílio limpo com água filtrada e fervida em seu interior e acrescente o leite em pó (que você já levou com a quantidade medida) só na hora de servir.
Mas lembre-se: o aleitamento materno é indicado como alimento exclusivo para o bebê até os seis meses de vida, e deve ser mantido até dois anos ou mais, após a introdução de outros alimentos, sob a orientação do pediatra.