Como proteger grávidas e crianças contra mosquitos no Verão
Nos últimos meses, o Brasil inteiro está de olho no Aedes aegypti. Isso porque, além de transmitir a dengue, ele também carrega o vírus zika, apontado como o responsável pelo surto de microcefalia que assola o país desde outubro, em especial a região Nordeste.
Sabe-se que, ao infectar uma mulher grávida, o micro-organismo tem a capacidade de atravessar a placenta e contaminar o sistema nervoso central do bebê, causando a malformação cerebral.
Como essa atividade do zika é inédita para os cientistas, os esforços agora se concentram em entender o funcionamento do vírus para, no futuro, trabalhar na criação de uma vacina. Mas até que isso aconteça, a melhor forma de se proteger é mantendo-se longe do inseto que dissemina esse agente infeccioso.
O site Bebe.com.br preparou um extenso conteúdo sobre o tema, abordando os tipos de mosquito, a picada, os repelentes, os inseticidas, inclusive com informações do Dr. Alberto d’Auria, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana. Acesse aqui!
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624