Voltar
  • Home
  • blog
  • Com histórico de hidrocefalia e mobilidade prejudicada, ela correu 25km

Com histórico de hidrocefalia e mobilidade prejudicada, ela correu 25km

1 de março de 2024

Com histórico de hidrocefalia e mobilidade prejudicada, ela correu 25km

Após sofrer um acidente enquanto ainda estava no útero de sua mãe, Natalia Andronis teve hidrocefalia, passou por neurocirurgias e teve a mobilidade do lado esquerdo do corpo prejudicada. Isso não a impediu de correr 25km na comemoração de seus 25 anos, em janeiro de 2024. A história de Natalia foi contada no portal Viva Bem, do UOL.

O acidente

Em 1998, enquanto Natalia estava dentro do útero de sua mãe, um acidente de carro causou nela uma hemorragia cerebral que culminou em hidrocefalia. Na época, ainda se falava pouco em cirurgia fetal, mas ela passou por um procedimento com o neurocirurgião Sérgio Cavalheiro, chefe do serviço de neurocirurgia perinatal do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Conheça o Centro de Medicina Fetal do Hospital e Maternidade Santa Joana

“Guiados por ultrassom, fizemos uma punção na moleira da Natalia, dentro do útero”, explicou o médico. O objetivo é retirar o líquido em excesso do cérebro por meio de um cano. Outros procedimentos vieram depois, durante a gestação e após o parto. A condição era grave e a previsão de desfecho era ruim. Desde pequena, Natalia fez fisioterapia, hidroterapia, aulas de natação e outros esportes para desenvolver a capacidade motora.

“Como isso aconteceu precocemente, contamos com a plasticidade cerebral dela. Outras áreas não destruídas pela hemorragia assumiram a área da hemorragia e ela teve um desenvolvimento intelectual fantástico”, contou o médico.

História na corrida

Em 2022, Natalia começou a correr. Com muito incentivo, foi se engajando aos poucos. “Minha chave virou, pensei que a corrida é sensacional, transforma. O sentimento de completar a meia é indescritível”, disse ela. De lá pra cá, já foram duas maratonas e, mais recentemente, a corrida de 25km. Pela frente, o sonho de correr uma maratona na Grécia, terra de sua família paterna.

Para ler a história completa, clique aqui.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624