Cirurgia plástica logo após o parto?
A gestação é uma fase marcada por inúmeras transformações no corpo. Muitas delas geram desconforto na mamãe, que vê seu corpo se alterar drasticamente depois em relação a quando não tinha filhos. Diante de tal mudança, muitas mulheres acham que a única solução é fazer cirurgias plásticas.
A grande maioria rejeita exercícios de resultados a longo prazo, pensando em resultados imediatos para acabar de vez com as gordurinhas extras. As cirurgias plásticas, entretanto, não devem ser feitas logo após o parto, pois a mamãe está em fase de regressão do inchaço natural da gravidez e sob efeito de alterações hormonais, com o corpo voltando ao seu estado natural.
Para evitar mudanças bruscas durante a gravidez, as mulheres devem se preocupar com uma vida saudável antes, durante e depois deste processo, sempre tomando cuidados especiais. Não adianta querer perder em dois dias o que se ganhou em nove meses. A perda de peso e a volta do corpo ao normal é gradativa.
Fazer alguma cirurgia estética no mesmo instante que se faz o parto (seja ele cesárea ou normal) é extremamente contraindicado. Isso porque os vasos sangüíneos estão mais dilatados e o risco de hemorragias aumenta. O trauma cirúrgico torna-se maior, prejudicando a recuperação e a saúde. Qualquer cirurgia nas mamas em fase de amamentação fica mais susceptível a infecções, formações de cistos e processos inflamatórios graves.