Voltar
  • Home
  • blog
  • Bebês podem viajar de carro?

Bebês podem viajar de carro?

1 de novembro de 2012

Bebês podem viajar de carro?

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.


Sim. No entanto, alguns cuidados essenciais devem ser tomados. A legislação brasileira obriga o condutor a instalar dispositivos de retenção no veículo para transportar crianças pequenas. A chamada Lei da Cadeirinha determina que crianças de até 12 meses devem ser transportadas no bebê conforto; de um a quatro anos, devem viajar em cadeirinhas e entre quatro e sete anos, o ideal é utilizar um assento elevatório. O uso de uma proteção para o pescoço e o ajuste do bebê-conforto em uma inclinação de 45 graus são importantes para evitar lesões e engasgos (no caso de vômitos). Roupas extras e saquinhos plásticos também são muito úteis, nessa última situação.
O ideal é que um adulto viaje na parte de trás do carro, ao lado do bebê, para cuidar dele. Além disso, os pais devem levar bastante água e uma pequena farmácia com remédios para enjoo, febre e dor – sempre seguindo a recomendação de um pediatra. Os médicos não costumam receitar remédios contra enjoos para bebês menores de três meses.
Evite viagens longas. Bebês têm uma percepção da passagem do tempo diferente dos adultos. É recomendado que as viagens não durem mais do que seis horas, embora não exista um limite pré-definido considerado ideal.  Quando as crianças apresentarem sinais de cansaço, é recomendável fazer uma parada para recuperá-la. Uma trilha sonora mais calma pode ajudar a acalmar seu filho.
No caso de mudanças de pressão atmosférica, a criança pode sentir um incômodo nos ouvidos. Para minimizá-lo, é preciso dirigir com a menor velocidade possível na estrada. Além disso, é preciso manter a temperatura entre 23ºC e 25ºC no carro. Por isso, o ar condicionado deve ser bem regulado para que seu filho não passe nem calor e nem frio. Outra dica é viajar de dia, pois as crianças sentem-se mais confortáveis durante esse período.
Leia a matéria completa aqui.
Fonte: Uol
 

 

 

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624