Bebê que mama no peito precisa beber água?
O Verão já está chegando ao fim, mas como vivemos em um país tropical, ainda devemos ter vários dias de calor pela frente. Uma dúvida recorrente das mães que estão amamentando refere-se a essa época de calor: devo ou não oferecer água ao bebê nos dias mais quentes?
Esta questão é praticamente consenso entre os pediatras. “Bebês que mamam exclusivamente no peito até os seis meses de idade não precisam de nenhum tipo de complementação, nem mesmo de água”, comenta Dra. Clery Bernardi Galucci, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana. O leite materno tem o teor de sais minerais inferior ao dos leites industrializados, o que o torna ideal para a hidratação do bebê. Nos dias mais quentes, a mãe deve amamentar com mais frequência, garantindo que ele receba a quantidade ideal de água em seu organismo.
Não há dúvidas, no entanto, quanto à necessidade da mãe em se alimentar e se hidratar adequadamente para amamentar. Independentemente da época do ano, a mulher que amamenta deve ingerir pelo menos três litros de líquidos por dia, incluindo água, leite, chás ou sucos. Para não se perder na quantidade de água que já ingeriu, o ideal é ter sempre uma garrafinha – de 300 ml ou 500 ml – à mão e reabastecê-la ao longo do dia.
A água para hidratação da mãe deve estar sempre na sacola do bebê, com todos os outros utensílios que ela leva quando sai de casa. Afinal, a água que a mãe ingere é a que vai hidratar a criança.