Voltar
  • Home
  • blog
  • Assaduras no verão: saiba como evitá-las e tratá-las

Assaduras no verão: saiba como evitá-las e tratá-las

12 de dezembro de 2011

Assaduras no verão: saiba como evitá-las e tratá-las

Muito comuns durante os primeiros meses de vida, as assaduras deixam o bebê bastante irritado, prejudicando o sono e sua alimentação. O problema aparece quando a camada de proteção natural da pele – muito sensível, no caso de um bebê – sofre um desgaste mais intenso. Higienização cuidadosa da criança, principalmente nas dobrinhas, e cautela com a hidratação são medidas que ajudam a livrar o seu filho das assaduras.

Separamos, a seguir, algumas dicas para ajudar a evitar esse desconforto no seu bebê:
– Não é preciso dar um banho no bebê a cada troca de fralda. Basta usar o algodão com água morna, que é o jeito mais indicado para higienizar bem a pele do pequeno sem causar irritações. O importante, nesse caso, é não esfregar a pele do bebê com muita força, já que isso pode irritar a pele e provocar assaduras.
– Outro ponto importante é sempre usar sabonete neutro no bebê. Outros produtos podem causar irritações na pele e aumentar as chances de assaduras. O excesso de sabão pode tirar a pequena camada de óleo que serve como proteção para a pele. O lencinho umedecido também só deve ser usado em situações inesperadas, já que o perfume pode causar reações alérgicas no bebê.
– As assaduras que aparecem no bebê podem ser reações alérgicas a algum composto utilizado pela empresa fabricante de fraldas. Por isso, após notar que a pele do bebê está avermelhada, troque a marca da fralda para observar se o problema persiste. Vale destacar que fraldas de pano oferecem o mesmo risco que as descartáveis.
– Pele vermelha pede proteção extra com pomada contra assadura. Busque produtos fáceis de remover para não machucar a pele do bebê. Eles devem conter substâncias hidratantes, regeneradoras e hipoalergênicas, sem perfumes e corantes, para evitar maior agressão da pele já irritada. Mas nada de fórmulas com antibióticos e antifúngicos, a não ser com indicação médica. Já existem pomadas que previnem e tratam as assaduras.
– Se a irritação não melhorar em 24 horas e ocorrer infecção, procure um médico. As assaduras são bastante doloridas e vão irritar o bebê. Nos casos mais graves, pode até ocorrer febre.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624