Anestesia geral: uma opção rara para parto
*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Há, basicamente, três tipos de anestesia utilizados em Obstetrícia: a raquidiana, a peridural e uma combinação das duas. Existe a possibilidade de se realizar o parto com a paciente sob anestesia geral, mas essa opção é bastante rara.
“Apenas em alguns casos específicos de cesariana, quando é necessário fazer um parto de emergência (hemorragia importante, sofrimento fetal agudo etc.), a equipe de Anestesiologia pode optar pela anestesia geral. No entanto, esse tipo de procedimento é utilizado excepcionalmente”, alerta Dra. Monica Siaulys, anestesiologista chefe do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Para cada futura mamãe, há um tipo de anestesia mais adequado ao seu quadro clínico e às características do seu organismo. Antes do parto, o anestesista faz uma criteriosa análise antes de decidir o tipo de anestesia e a quantidade ideal que indicará.
Para minimizar a ansiedade e o medo relacionado ao parto, procure manter-se informada. Leve suas dúvidas à consulta de pré-natal, com seu obstetra. Se for indicado, ele pode encaminhá-la para uma avaliação pré-anestésica na maternidade em que você tiver o bebê.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624