Voltar
  • Home
  • blog
  • Alimentos que ajudam no parto normal

Alimentos que ajudam no parto normal

25 de junho de 2024

Alimentos que ajudam no parto normal

É normal ficarmos ansiosas na reta final da gravidez, especialmente quando ela se aproxima das 40 semanas ou passa disso. Então, procuramos exercícios, atividades e alimentos que ajudam no parto normal. Este foi o tema de reportagem da Revista Crescer, que entrevistou a Dra. Fernanda Belém, gestora da equipe de Obstetrícia de alta complexidade do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Antes de experimentar uma dessas estratégias para acelerar o trabalho de parto, é importante falar com o médico, pois podem ocorrer efeitos adversos. Além disso, é importante ter atenção ao período:  “A época ideal para entrar em trabalho de parto é entre as 37 e 41 semanas“, explicou a Dra. Fernanda.

Veja alguns alimentos que ajudam no parto normal:

– Tâmaras: pode ingeri-las a partir das 37 semanas para ajudar a acelerar o parto e diminuir a dor. Porém, a Dra. Fernanda Belém faz uma ressalva: “No caso de pacientes que são diabéticas, o consumo de tâmaras em grandes quantidades não é tão indicado. Consulte sempre o médico”.

– Canela: é um alimento termogênico, tem a capacidade de acelerar o metabolismo. Pode ser usado em forma de chá, por exemplo.

– Comidas apimentadas: assim como a canela, também são termogênicas.

Outros truques naturais que podem acelerar o trabalho de parto:

– Caminhadas: atividades físicas, como a caminhada, ajudam a pressionar o colo uterino e a relaxar, já que promovem a liberação de endorfinas. “Não tem uma intensidade ou quantidade de tempo indicada para as atividades, o importante é tentar estar ativa nessa fase final dentro do que for seguro na sua realidade”, disse a médica.

– Exercícios com a bola suíça: rebolar sobre ela ou fazer alongamentos usando-a como apoio também ajudam.

– Relação sexual: a liberação de ocitocina, a contração uterina estimulada pelos orgasmos e o contato com a prostaglandina do sêmen ajudam a acelerar o trabalho de parto.

– Acupuntura: segundo a Dra. Fernanda, a acupuntura feita por profissionais treinados oferece poucos riscos e pode ajudá-la entrar em trabalho de parto.

Leia também: como estimular o trabalho de parto?

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Categorias

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587