Voltar
  • Home
  • blog
  • Como estimular o trabalho de parto?

Como estimular o trabalho de parto?

27 de março de 2024

Como estimular o trabalho de parto?

É normal ficar ansiosa conforme a data provável do parto se aproxima, e até passa, e o bebê não nasce. Afinal, podemos fazer alguma coisa para estimular o trabalho de parto? A Revista Crescer fez uma reportagem sobre esse assunto e conversou com a Dra. Fernanda Belém, gestora da equipe de Obstetrícia de alta complexidade do Hospital e Maternidade Santa Joana.

“Vale lembrar que a época ideal para entrar em trabalho de parto é entre as 37 e 41 semanas, e o mais comum é que ela entre em trabalho de parto [próximo ao] dia em que ela completaria 40 semanas”, disse a médica.

A reportagem listou as principais medidas utilizadas para acelerar o início do trabalho de parto, mas antes de tentar alguma delas é importante conversar com o seu médico.

  1. Tâmaras: o consumo da fruta a partir da 37ª semana pode ajudar a acelerar o trabalho de parto, segundo estudos. É preciso cuidado no caso de pacientes diabéticas.
  2. Caminhadas: a movimentação faz com que a cabeça do bebê pressione o colo uterino, ajudando no encaixe, no afinamento do colo e na descida. Este e outros exercícios físicos promovem a liberação de endorfinas, ajudando a gestante a relaxar.
  3. Atividades com bola suíça: rebolar sobre ela ou fazer alongamentos.
  4. Relação sexual: os orgasmos favorecem a contração uterina e a dilatação.
  5. Acupuntura: deixa o corpo mais relaxado e ajuda a estimular para que o trabalho de parto comece. É importante ser feita por um profissional treinado.

Além desses métodos, em alguns casos, pode ser necessária a indução do parto, feita em ambiente hospitalar. “Normalmente, isso ocorre quando a paciente está a termo [depois de 37 semanas] e começa a apresentar uma patologia, como uma pré-eclâmpsia leve, ou quando a grávida tem diabetes que começa a oferecer riscos para ela na reta final. Também pode ser recomendada quando rompe a bolsa e a mulher não entra em trabalho de parto espontaneamente. Ou quando o bebê está ficando muito grande e a chance de parto normal vai diminuir muito se esperar passar das 40 semanas”, explicou a Dra. Fernanda.

Leia também: Dançar aumenta a dilatação no parto?

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624