A mulher que está com dengue pode amamentar?
Uma dúvida recorrente entre as mães infectadas pelo vírus da dengue é se elas podem continuar amamentando seus bebês normalmente. A resposta é sim. Isso porque, caso a mulher esteja infectada pela dengue e tenha energia para amamentar, estará trazendo benefícios para a criança.
De acordo com os médicos, não há perigo de contaminação, uma vez que a dengue não passa pelo leite. A doença só é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Um benefício adicional aos bebês é que eles desenvolvem proteção contra o vírus da dengue, já que os anticorpos presentes no leite representam uma espécie de vacina natural para as crianças
Os riscos de uma gestante contrair a dengue são os mesmos de uma pessoa não-gestante. O mosquito Aedes Egypt não faz distinção entre grávidas e as outras pessoas. O problema é que, se uma gestante contrair a dengue, isso poderá implicar em algumas complicações indesejáveis na gestação como entrar em trabalho de parto prematuro, problemas de hemorragia no parto e até óbito fetal. Felizmente, não parece existir mal formação do feto nas pacientes que adquiriram dengue no início da gestação, apesar de haver estudos que indiquem um risco maior de aborto.