5 perguntas e respostas sobre cólica no bebê
Um dos maiores temores para mamães e papais, principalmente os de primeira viagem, são as cólicas dos recém-nascidos. Dra. Vera Valverde, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, responde cinco das perguntas mais frequentes.
1) Quando o bebê começa a ter cólica?
Nem todos os bebês desenvolvem cólicas mas, quando elas aparecem, isso costuma acontecer entre o 12º e o 15º dias de vida.
2) O que fazer quando o bebê tiver cólica?
Atualmente, não se prescrevem medicamentos para tratar as cólicas. O mais indicado é movimentar as pernas do bebê, dobrando-as e desdobrando-as várias vezes ou imitando o movimento de pedalar. Outra medida que costuma ser eficaz é fazer massagem leve na barriga do bebê.
3) Leite materno pode causar cólica?
O leite materno não tem potencial para causar cólica, pois sua composição é ideal para o sistema digestório do recém-nascido. No entanto, algumas substâncias ingeridas pela mãe, como café, chocolate, grãos e algumas leguminosas, podem causar incômodos e cólicas na criança.
4) A que horas é mais frequente o bebê ter cólica?
Quando o bebê começa a sofrer com as cólicas, normalmente é possível fazer relações com horários e atividades do dia. É muito comum que elas apareçam no final do dia.
5) Até quando o bebê tem cólica?
Não há uma regra rígida para isso, mas os bebês normalmente desenvolvem cólica até os três meses de vida. Isso não quer dizer que, no dia em que completar três meses, automaticamente ele ficará livre desse incômodo.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624