4 dicas para a volta da mamãe ao trabalho
Depois de um bom tempo juntinho de seu bebê, é hora de voltar ao trabalho. Sem dúvida, um momento tão difícil quanto qualquer outro percalço durante a gravidez. É importante deixar claro que a mulher não deixa de ser mulher, profissional, esposa porque agora é mãe. “É um acréscimo de papéis, pois, no começo, a mãe precisa estar totalmente voltada para o bebê. Mas é importante que, aos pouquinhos, comece a ter outros interesses. Senão, entra num processo de simbiose: a criança cresce e a vida fica sem motivo”, diz a psicóloga Salete Arouca, do Hospital e Maternidade Santa Joana. Veja outras dicas da profissional:
1) É importante se organizar com antecedência: pensar quem vai ficar com o bebê, quem vai cuidar, se vai ficar com babá, avós ou se vai para a escolinha.
2) Se a opção for a escolinha, quando faltar um mês para acabar a licença, leve a criança até lá e fique algum tempo até ela se acostumar. Deixe duas, três horas e vá buscá-la depois.
3) Se a opção for uma babá, contratar antes de voltar ao trabalho, para a criança ir se adaptando.
4) No período anterior à volta ao trabalho, começar a se ausentar por períodos curtos (fazer uma compra, ir ao salão de cabeleireiro etc.), para a criança e a própria mãe se acostumarem a essa nova condição.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624