Os bebês recém-nascidos podem receber visitas?
Com o nascimento do bebê, a mamãe pode se sentir angustiada por não saber como proteger seu filhote dos perigos do mundo exterior. Um parto é motivo de comemoração e alegria para toda a família, no entanto, muitas mulheres ficam preocupadas com as visitas e acabam tomando cuidados excessivos.
Geralmente, os médicos não apresentam restrições para as visitas ao recém-nascido. No entanto, é recomendável que os parentes e amigos permaneçam no hospital ou na residência da mamãe por, no máximo, 45 minutos. Esse intervalo é suficiente para que os visitantes conheçam a criança e ainda respeitem o período de repouso da família. É importante que essas visitas respeitem os horários das mamadas.
A mulher ainda pode se sentir apreensiva quando os parentes pegam seu bebê no colo. Fique tranquila, mamãe. Embora não seja a situação ideal, pois o recém-nascido precisa de sossego e de interação com os pais, não é preciso impedir que os conhecidos peguem a criança – exceto se estiverem com alguma doença infecciosa, mesmo um resfriado. Basta pedir ao visitante que lave bem as mãos com água e sabão.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624