Escolhendo o brinquedo ideal para crianças de 2 a 3 anos
Nesta fase da infância as crianças já querem diversão. Mexem-se o tempo todo, tocam em tudo o que veem e não querem saber de ficar sentados. Eles já conseguem subir e descer escadas usando o corrimão, pular com os dois pés e chutar sem perder o equilíbrio. Por isso, é a vez das bolas, que ajudam a criança a desenvolver seus reflexos.
Sua maneira de se comunicar é através de gestos, atitudes, mímica, sobretudo com outras crianças. Para ajudar a criança a se comunicar melhor e ampliar seu vocabulário, cantar e dançar é a melhor solução. Eles também se divertem com brincadeiras animadas como pular na cama e fazer imitações e caretas.
É bom continuar incentivando a criança a desenvolver suas habilidades motoras. Para isso, use muitos blocos e ajude-a a empilhá-los, encher os carrinhos com os blocos, equilibrar um em cima do outro, etc.
Nesse período, a criança já deve começar a participar da arrumação das suas coisas. Depois da bagunça, peça a ajuda da criança para organizar e recolher o brinquedo. Vale ressaltar que isso deve ser feito como uma continuação da brincadeira, e não como uma obrigação.