O que fazer se o bebê engasgar?
Bebê tossindo, com aparente ânsia de vômito, não conseguindo chorar ou emitindo sons estranhos pode estar engasgado. A situação não é difícil acontecer, já que o pequeno pode engasgar com o próprio leite da mãe enquanto mama, com saliva ou com qualquer pequeno objeto que leve à boca.
É preciso ficar atenta aos sinais e, caso a criança esteja realmente engasgada, é essencial manter a calma para poder ajudar. “A mãe deve tentar ficar tranquila ao mesmo tempo em que toma as medidas certas para ajudar o bebê a desengasgar. Nunca sair correndo para pedir ajudar e deixá-lo sozinho caso não tenha outra pessoa em casa. Se tiver alguém, grite e peça ajuda”, orienta a pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana Dra. Vera Fieldman Ramalho Valverde.
Um jeito de evitar o engasgo com o leite é posicionar a criança com a cabeça mais elevada sempre ao amamentar. Caso o bebê engasgue muito, repetidas vezes em curtos espaços de tempo, o pediatra deverá investigar o que acontece.
Como desengasgar o bebê
O bebê deverá ser posicionado de barriga para baixo, com a cabeça mais baixa que o resto do corpo. Para isso, a mãe deve segurá-lo por baixo, mantendo o antebraço sob a barriga dele e usando a sua mão para sustentar a cabeça e pescoço.
Com a outra mão dar tapinhas firmes, mas não com muita força, nas costas do bebê para aliviá-lo. Parar assim que a criança voltar a chorar ou quando perceber que ela está respirando bem.
Em caso de o bebê não desengasgar, pedir ajuda a alguém e levá-lo ao pronto-socorro mais próximo.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624