Pré-natal: fundamental para uma gestação saudável
Consultar-se uma vez por mês com um obstetra é fundamental para monitorar a gestação e antecipar medidas contra problemas que possam aparecer. O pré-natal prevê, normalmente, consultas mensais até o sétimo mês, e com maior frequência no final da gravidez. Escolher um médico que transmita segurança é fundamental para o casal grávido. E a primeira consulta tem um destaque especial nesse aspecto.
“A primeira consulta é de extrema importância. Nela, vamos conversar com a gestante sobre seus antecedentes familiares, de alergia e cirúrgicos”, explica Dr. Luis Fernando Leite, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana. “Os exames iniciais são os de sangue: taxa de açúcar no sangue, chamada de glicemia de jejum, hemograma, sífilis, rubéola, citomegalovirose, hepatite B, hepatite C e Aids”, acrescenta Dr. Leite.
Outro exame simples, mas muito importante, é o de urina. “Uma simples infecção urinária pode ser responsável por um abortamento no primeiro trimestre da gestação e também o desencadear de um trabalho de parto prematuro no último trimestre”, complementa o médico.
Para saber mais sobre os primeiros exames e sintomas da gestação, acesse o Curso de Gestantes Online Santa Joana e conheça este e outros 14 temas relacionados à gestação e aos primeiros cuidados com o bebê.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624