Voltar
  • Home
  • blog
  • Calor: foco na hidratação da mãe e do bebê

Calor: foco na hidratação da mãe e do bebê

18 de novembro de 2011

Calor: foco na hidratação da mãe e do bebê

A chegada do calor traz uma dúvida recorrente às mães que estão amamentando – devo ou não oferecer água ao bebê nos dias mais quentes? Esta questão é praticamente consenso entre os pediatras. Bebês que mamam exclusivamente no peito até os seis meses de idade não precisam de nenhum tipo de complementação, nem mesmo de água. O leite materno tem o teor de sais minerais inferior ao dos leites industrializados, o que o torna ideal para a hidratação do bebê. Nos dias mais quentes, a mãe deve amamentar com mais frequência, garantindo que ele receba a quantidade ideal de água em seu organismo.
Já em relação às crianças que utilizam fórmulas lácteas, não há consenso. Há pediatras que consideram a água utilizada no preparo das mamadeiras suficiente para hidratar os bebês. Outra linha de especialistas alerta para a presença maior de sódio nos leites industrializados, o que poderia prejudicar a hidratação e justificar a oferta de água filtrada ao bebê, quando a temperatura estiver muito alta.
Não há dúvidas, no entanto, quanto à necessidade da mãe em se alimentar e se hidratar adequadamente para amamentar. Segundo a nutricionista Magda Maria Brito dos Santos, supervisora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital e Maternidade Santa Joana, independentemente da época do ano, a mulher que amamenta deve ingerir pelo menos três litros de líquidos por dia, incluindo água, leite, chás ou sucos. “Para não se perder na quantidade de água que já ingeriu, o ideal é ter sempre uma garrafinha – de 300 ml ou 500 ml – à mão e reabastecê-la ao longo do dia”, ensina Magda.
Ela reforça que a água para hidratação da mãe deve estar sempre na sacola do bebê, com todos os outros utensílios que ela leva quando sai de casa. “Essa garrafinha de água deve ser companheira inseparável para ela e para o bebê. Afinal, a água que a mãe ingere é a que vai hidratar a criança”, finaliza.

Categorias

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587