Comer por dois: mito ou verdade?
Verdade: a mulher grávida tem mais necessidade de calorias, especialmente se leva uma vida ativa, trabalhando e fazendo atividades físicas. Mito: para alimentar-se adequadamente e nutrir seu bebê, a gestante deve “comer por dois”.
Os maus hábitos alimentares durante a gestação podem representar transtornos para a vida futura do bebê. Filhos de mulheres que engordaram muito durante a gestação correm mais risco de desenvolver diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares ou renais, além da obesidade.
Além dos problemas para o filho, a mulher que se alimenta de forma inadequada durante a gestação pode causar complicações para sua própria saúde, desde dificuldade para respirar até o surgimento de diabetes e hipertensão, ainda que não seja portadora de doenças desse tipo antes da gravidez, como lembra a nutricionista Magda Maria Brito dos Santos, sipervisora do Serviço de Nutrição do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Para controlar o peso durante os nove meses da gravidez, é importante adotar algumas medidas como manter uma alimentação equilibrada, fracionar as refeições, não ingerir muito açúcar nem muito sal e não adotar o hábito de “comer por dois”. Seis refeições por dia, pequenas, são o ideal.
Veja até quanto uma gestante deve engordar durante a gravidez:
– Mulher com baixo peso: a gestante deve ganhar de 12,5 a 18 Kg no total.
– Com peso normal: a gestante deve adquirir de 11,5 a 16 Kg no total.
– Já no sobrepeso o ganho deve ser de 7 a 11,5 Kg até o final das 40 semanas.
– Na obesidade, o ganho deve ser de até 7 Kg no final das 40 semanas de gestação.