Hoje nascem mais bebês prematuros?
O número de bebês prematuros tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Uma das explicações para esse aumento é o aprimoramento de técnicas de reprodução assistida.
“Se considerarmos nossa visão no Santa Joana, nos últimos sete ou oito anos, é possível notar que quase 12% dos nascimentos foi de bebês prematuros. Esse número também tem aumentado fora do Brasil. Um grande motivo é o aumento das gestações múltiplas. Outro fator é a decisão dos médicos em antecipar o parto de gestantes hipertensas. Muitas vezes, levar a gravidez até o final, nesses casos, pode ser muito arriscado. O parto prematuro está sempre associado a alguma dessas complicações”, explica Dra. Filomena Bernardes de Mello, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Segundo a neonatologista, o desenvolvimento da medicina é um importante fator para esse aumento. “Quando o motivo da intervenção é o próprio bebê, se você acredita que ele tem uma chance dentro de uma UTI, você vai tirá-lo do útero. Esse também é um fator que anda pesando”, acrescenta.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624