Futuras mamães podem fazer depilação?
Muitas mulheres não se submetem aos tratamentos estéticos durante a gravidez, com medo de causar algum problema para a saúde do bebê. É preciso ter muito bom senso e procurar a ajuda de um especialista antes de passar por qualquer desses rituais. O Curso de Gestantes Online do Hospital e Maternidade Santa Joana dá importantes dicas sobre os procedimentos estéticos permitidos para as futuras mamães.
As gestantes podem se depilar desde que não passem por métodos a laser ou com água oxigenada. “Pode usar lâmina ou cera, desde que ela já esteja acostumada com esse método. Cuidado apenas com o surgimento de manchas, por causa da depilação com cera, que pode aumentar nessa fase. Os cremes depilatórios não são unanimidade entre os médicos. Consulte seu obstetra antes de optar pelo uso de um deles”, orienta Dra. Thaís Pepe, dermatologista do Santa Joana.
É preciso ter atenção redobrada quanto ao clareamento dos pelos. A maioria dos obstetras não recomenta o uso de descolorantes e tinturas de cabelo. A amônia, presente na fórmula desses produtos, pode entrar em contato com a corrente sanguínea da mãe e provocar malformações no bebê, explica a profissional.
Cuidar do corpo é importante para a autoestima da mamãe. No entanto, ela deve abrir mão de procedimentos que prejudiquem a saúde de seu filhote. Consulte um especialista antes de aplicar ou ingerir qualquer produto químico.
Confira mais dicas no Curso de Gestantes Online, aqui.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624