Os cinco sentidos do bebê – Visão
Assim como a audição, a visão do bebê também se desenvolve com o passar do tempo, sendo que, após o nascimento, o bebê é capaz de ver objetos dentro de uma faixa entre oito e dez centímetros dos olhos. O recém-nascido também reconhece facilmente as cores preta, branca e vermelha. “Com o tempo, seu campo de visão e compreensão de cor também se desenvolve”, comenta o pediatra Paulo Pachi.
Os bebês são curiosos sobre tudo que os rodeiam, desde o nascimento: gostam de olhar para as cores brilhantes no berço e para o rosto de sua mãe, o que costumam fazer repetidamente. Não é à toa que, entre as primeiras coisas que os bebês aprendem a reconhecer esteja o rosto de sua mãe.
Notadamente após o 3º mês, quando o campo visual nas três dimensões se amplia rapidamente, é recomendável que se deixe a partir de então, sempre que possível, a criança sentada (com um apoio a 45 graus). Isso permite que ela possa ver o mundo ao seu redor de uma perspectiva mais abrangente, o que fica limitado se o lactente permanecer deitado todo o tempo.