Conhecendo o bebê com alta definição
A espera de nove longos meses para conhecer o bebê é um motivo de grande ansiedade para os pais. Para acabar com essa curiosidade e verificar a saúde do neném, alguns médicos indicam a ultrassonografia em 3D ou 4D, que possibilita ver uma imagem (parecida com uma fotografia) da criança ainda no útero.
Esses exames permitem que o médico tenha acesso a informações importantes, como o volume dos órgãos do feto. “Apesar de não estarem na lista de exames obrigatórios do pré-natal, podem ser bastante importantes na avaliação de problemas de má-formação do feto”, esclarece o Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.
A diferença entre os dois tipos de ultrassonografia é que o exame realizado em 3D consegue mostrar imagens de três dimensões do feto, enquanto o 4D também capta movimentos. “Com esses dois ultrassons, o ginecologista pode ter uma visão melhorada da coluna do bebê, verificar se o pulmão tem alguma alteração e até uma possível hérnia diafragmática”, afirma o obstetra.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624