Dicas para um ano mais saudável
Todo mundo começa o ano bem-intencionado, com desejos de estabelecer hábitos e rotinas mais saudáveis. Muitas vezes, porém, as metas são quase inatingíveis e acabam não passando de promessas. Afinal, existem mudanças e recomendações simples, fáceis de realizar e que ajudariam a termos um ano mais saudável e equilibrado? Veja estas dicas!
– Protocolo de sono. Dormir é um mecanismo ativo de limpeza cerebral: é quando removemos toxinas, consolidamos memórias e recuperamos neurotransmissores como dopamina e serotonina. Para ter um sono melhor, tente dormir e acordar sempre no mesmo horário, evite telas uma hora antes de dormir e mantenha o quarto escuro e silencioso.
– Descanso. Além de estabelecer horários para um sono regular, priorize pequenos momentos de descanso ao longo do dia. Podem ser usados para meditação ou apenas pausas de dez minutos entre uma reunião e outra, por exemplo.
– Alimentação saudável. Evite os ultraprocessados, assim como o excesso de sal, açúcar e gorduras trans e saturadas.
– Lave o nariz diariamente. Essa prática ajuda a remover secreções, micro-organismos e alérgenos das cavidades nasais.
– Pratique exercícios físicos. Exercícios aeróbicos e de força reduzem infarto, AVC, demência e auxiliam no controle de peso e estresse, entre outros benefícios. Comece com metas pequenas que podem ser alcançadas aos poucos.
– Atenção para as emoções. “Como ginecologista, digo que a mulher é tão plural – às vezes, ela é mãe, mas não deixa de ser filha, ela pode ser funcionária da própria casa, pode ser dona de uma empresa. Ao mesmo tempo, a parte emocional às vezes fica esquecida. Que cada vez mais elas assumam o protagonismo de suas próprias vidas, escolhendo a saúde e trabalhando para serem melhores tanto fisicamente, como espiritualmente e emocionalmente”, diz a Dra. Aline Marques, médica ginecologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Leia também: Cuidar da saúde mental das gestantes é investir no futuro
Outras dicas importantes envolvem a prevenção de doenças: tomar vacinas, evitar cigarro e vape e usar protetor solar, por exemplo.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.