Voltar
  • Home
  • blog
  • Dor ao colocar um DIU: novas técnicas podem amenizar o desconforto

Dor ao colocar um DIU: novas técnicas podem amenizar o desconforto

16 de setembro de 2024

Dor ao colocar um DIU: novas técnicas podem amenizar o desconforto

Um medo comum para as mulheres que estão buscando por um método contraceptivo, é sentir dor ao colocar um DIU.

Mas, graças a avanços na medicina moderna, novas técnicas prometem tornar a colocação de DIU mais confortável e menos dolorida.

Para que serve o DIU?

O DIU, ou Dispositivo Intrauterino, é um método contraceptivo de longa duração inserido no útero para prevenir a gravidez. Ele é pequeno, normalmente em forma de T, e é colocado por um profissional de saúde. O DIU é eficaz por vários anos, dependendo do tipo, e oferece uma solução prática e de baixo manutenção para o controle de natalidade.

Entre os tipos de DIU estão:

  • DIU de cobre – é revestido com cobre e atua como um espermicida natural. O cobre interfere na mobilidade dos espermatozoides e altera o ambiente uterino, tornando-o hostil para a implantação do óvulo fertilizado. Pode ser eficaz por até 10 anos.
  • DIU hormonal – libera uma pequena quantidade de hormônio (levonorgestrel) no útero. Esse hormônio torna o muco cervical mais espesso, o que dificulta a passagem dos espermatozoides e pode impedir a ovulação. O DIU hormonal é eficaz por 3 a 7 anos, dependendo da marca e do tipo.

Ambos têm suas vantagens e desvantagens e devem ser escolhidos de acordo com a recomendação de seu médico e suas necessidades individuais.

Como o DIU é colocado?

O DIU é inserido diretamente no útero, através do colo do útero, e algumas mulheres costumam sentir dor ao colocar um DIU e cólicas agudas.

“O DIU é um instrumento que foi criado para ser colocado de forma ambulatorial, ou seja, no consultório médico, para que não seja necessária a hospitalização da paciente. É um procedimento que gera essa dor incômoda, mas é super bem tolerado, inclusive por pacientes que nunca tiveram filho”, explica a dra. Aline Marques, ginecologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, em participação no portal Minha Vida.

Portante, o nível de dor é relativo e pode variar de acordo com a sensibilidade de cada mulher, podendo se comparar a incômodos de fazer uma tatuagem ou um procedimento estético, por exemplo.

“É um procedimento que pode ser incômodo, mas da mesma forma que fazer uma tatuagem é, da mesma forma que vários procedimentos estéticos são, e as pacientes procuram espontaneamente com uma rotatividade muito maior”.

Com isso, a boa notícia é que há novos meios para que a dor seja menor.

Novas técnicas para amenizar as dores ao colocar DIU

A dra. Aline explica que, embora a dor não possa ser totalmente evitada, algumas técnicas podem diminui-la.

“Tem alguns médicos que gostam de fazer anestesia no colo do útero, outros que fazem diferentes tipos de analgesia, como medicação via oral para a paciente tomar 30 ou 40 minutos antes do procedimento. Também há técnicas em sala para deixar a paciente mais relaxada. Acho que tudo é válido, mas é muito importante estar alinhado com o que a paciente deseja”, falou a ginecologista.

Conheça algumas das técnicas:

  • Peça ao médico indicação de analgésicos: ingerir algum, como ibuprofeno, 30 ou 40 minutos antes do procedimento pode ajudar a diminuir a dor e desconforto.
  • Tente relaxar e respirar fundo: manter a calma e respirar fundo pode realmente ajudar!
  • Escolha um profissional que te passe segurança e acolhimento: confiar no profissional que realizará o procedimento é essencial para se sentir mais segura e evitar tensão. Não tenha vergonha de pedir para mudar para uma posição que te deixe mais confortável, se sentir a necessidade.
  • Faça compressas após o procedimento: se sentir cólicas e desconfortos após o procedimento, aplique uma bolsa de água quente na região abdominal para ajuda a aliviar.

Categorias

© 2024 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587