Meu bebê tem intestino preso e sofre muito com isso. O que eu faço?
O intestino preso é um mal que acomete a maioria dos bebês. O segredo para evitar que isso aconteça é uma boa alimentação, porém, as mamães não sabem ainda o que poderá prender o intestino dos pequenos nos primeiros dias de vida. Os bebês que se alimentam apenas de leite materno podem ficar dias sem evacuar, já que é um alimento natural e não deixa muitos resíduos. A mamãe precisa ficar de olho na consistência das fezes. O ideal é que sejam pastosas.
A alimentação da mãe também pode contar muito nessas horas. Se as fezes do bebê forem duras e ressecadas mesmo só com o aleitamento materno, a mamãe pode tentar evitar os alimentos que comeu antes da evacuação do bebê, fazer massagens na região abdominal e movimentar as perninhas três vezes por dia para amenizar a constipação. Se o bebê já engatinha, deixe o pequeno se movimentar.
A dica para bebês que já se alimentam de papinhas é oferecer as ricas em fibras. Leite em pó também pode causar constipação, caso a mamãe coloque mais leite em pó do que é recomendado na fórmula, restando pouca água. Frutas como mamão e abacate ou sucos ou leite com água fervida com ameixa preta podem ajudar o bebê a evacuar.
Para as crianças maiores, em torno dos quatro anos de idade, a recomendação é oferecer pelo menos 1,5 litro de água por dia. Em crianças que já comem a mesma alimentação dos adultos, a constipação é normalmente consequência da alimentação errada. Quando a alimentação é regada a doces, salgadinhos e refrigerantes faltam fontes de fibras que promovem o bom funcionamento do intestino.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624