Pontos do parto normal estão inflamados? Como saber e tratar?
Muitas vezes, o parto torna-se um procedimento agressivo para o organismo da mulher. Nesse aspecto, a sutura e a cicatriz podem incomodar as mamães mais sensíveis e, portanto, muitas se perguntam: como saber se os pontos do parto normal estão inflamados?
A inflamação dos pontos, além da dor e do desconforto, é muito prejudicial para a cicatrização, retardando-a. Logo, preparamos esse conteúdo para está se perguntando “como saber se os pontos do parto normal estão cicatrizando ou inflamados”. Confira!
Episiotomia: o corte do parto normal
A episiotomia é o corte cirúrgico que acontece no fim do parto normal para facilitar a saída do bebê. Ele é feito na região muscular, entre a vagina e o ânus, sendo que, geralmente, a mulher não sente dor na hora, pois está anestesiada. Por outro lado, o desconforto é comum nas primeiras semanas de puerpério.
Para a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a episiotomia não é indicada para todos os partos e não fazê-la é sempre a primeira opção. Mas, apesar de não existir evidências científicas que indicam o procedimento há situações em que ele pode ser recomendado pelo obstetra, como:
- risco elevado de lacerações muito graves do períneo e que podem atingir o intestino;
- sofrimento fetal;
- bebê com peso acima de 4 kg;
- feto prematuro;
- falha no progresso do trabalho de parto.
Cabe ressaltar que a necessidade de episiotomia é decidida pela equipe médica durante o parto. Entretanto, a gestante deve deixar claro quando não aprova este tipo de procedimento e, neste caso, não deverá ser realizado.
Após o parto normal, é indispensável que haja alguns cuidados com a episiotomia para acelerar a cicatrização e evitar que a região infeccione. Nesse sentido, os novos hábitos devem ser mantidos até um mês após o parto, quando a cicatrização ficará completa.
Mas, afinal, como saber se a laceração inflamou? Aprenda no próximo tópico a identificar uma inflamação.
Como detectar uma inflamação?
Em geral, uma inflamação ocorre pela entrada de microrganismos na ferida, gerando assim uma infecção. Logo, os sintomas inflamatórios ocorrem como forma de sinalizar e tratar essa invasão.
Então, para saber se a laceração inflamou, atente-se aos seguintes aspectos:
- vermelhidão ao redor dos pontos;
- inchaço;
- sensação de que o local está mais quente;
- dor;
- por vezes, febre alta;
- odor ruim no local.
Como saber se os pontos do parto normal estão secando?
Geralmente, os pontos externos do corte feito no parto normal secam e cicatrizam naturalmente entre sete e dez dias após o parto. É comum ficar com receio da laceração não fechar e voltar ao normal, mas o processo de cicatrização ocorre como em qualquer corte.
Em paralelo, é comum se perguntar: como saber se os pontos internos do parto normal caíram? Nesse caso, os pontos internos são absorvidos pelo corpo em um período que varia de pessoa a pessoa, sendo que a região volta ao normal após a completa cicatrização.
Já para quem está com a dúvida “como saber se meus pontos do parto normal estão cicatrizando?”, a dica é verificar se a dor diminuiu e se ainda há sensação de coceira. Além disso, é comum surgir o tecido de granulação – mais firme e avermelhado – sobre a área exposta da lesão.
Para mais detalhes, consulte seu obstetra e peça uma avaliação do seu caso, assim, você terá mais clareza sobre os cuidados para fechar o corte de uma vez por todas. Adicionalmente, é vital aprender a lidar com as reações do corpo após o parto para facilitar a recuperação.
Cuidados para tratar e evitar a inflamação dos pontos
Agora que você aprendeu como saber se os pontos do parto normal estão inflamados, vamos prosseguir com alguns cuidados para tratar a eventual inflamação. Nessa perspectiva, o tratamento é focado no alívio da dor e do desconforto local.
Esses são os principais cuidados:
- secar a região íntima cuidadosamente, sem esfregar ou pressionar;
- lavar a região após urinar para aliviar a ardência;
- quando for evacuar, pressionar pela frente a episiotomia com compressas limpas para diminuir o desconforto que pode surgir ao fazer força;
- usar uma almofada com orifício no meio ao sentar, com o intuito de aliviar a dor.
Já para evitar a infecção e inflamação, é importante:
- usar calcinha de algodão para a pele respirar na região;
- lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro;
- lavar a região íntima na direção da vagina para o ânus;
- usar produtos de higiene íntima com pH neutro;
- não fazer esforços, inclusive tendo cuidado ao sentar e se levantar.
Como aliviar a dor dos pontos?
De acordo com a enfermeira Thalita Halasc, do Hospital e Maternidade Santa Joana, a recuperação do parto normal costuma ser mais tranquila. “Para reduzir essa dor dos pontos, basta tomar os remédios antiinflamatórios e analgésicos receitados pelo obstetra”, orienta.
Outra dica é: “não colocar gelo ou bolsa de água quente em cima da cicatriz”, pois apesar de parecer um alívio instantâneo, a mamãe pode se machucar. “Como a mulher perde a sensibilidade do local, o risco de queimar a pele é muito grande”, esclarece a profissional.
E lembre-se: mantenha as consultas com seu obstetra, comunicando-o sobre sua evolução do pós-parto, pois tais cuidados são cruciais para a mãe e, também, para o bebê. Aliás, confira mais conteúdos educativos no blog do Hospital e Maternidade Santa Joana, como:
- atenção redobrada à saúde mental da puérpera;
- conheça a postura correta para dar de mamar;
- veja o que é diástase e os problemas que traz.