Voltar

Cuidados com a nova mamãe

19 de outubro de 2011

Cuidados com a nova mamãe


Assim que nasce o bebê, a mãe passa de gestante a puérpera. Essa palavra pouco comum vem de puerpério e designa o período que se segue ao parto e tem duração aproximada de 40 dias. É o que, antigamente, se chamava de “quarentena”. Nesse intervalo, o organismo da mulher retoma o estado pré-gestacional, tanto em termos anatômicos quanto fisiológicos.
Ainda no hospital, a mulher deverá descansar bastante, tomar bastante líquido, alimentar-se de forma saudável e andar com regularidade. Para garantir isso, é importante limitar o número de visitas durante o período de internação.
O sangramento no pós-parto é relativamente grande, diminuindo no segundo e no terceiro dias.
É normal, quando a mulher amamentar, sentir cólicas, semelhantes à cólica menstrual. Isso acontece porque seu útero estará expulsando o sangue que está nele contido. Essas contrações fazem o útero retornar ao seu estado pré-gestacional.
Já em casa, a mulher deve descansar algumas horas durante o dia, evitando esforços físicos como subir escadas e carregar peso, além de não abusar dos afazeres domésticos.
Se tiver um parto normal, a mulher terá de cuidar do local onde é feita a episiotomia (pequeno corte no períneo que facilita a passagem do bebê). O ideal é lavar apenas com água e secar bem, sem esfregar. Na hora de sentar-se, utilize um assento de borracha tipo “bóia”, bastante apropriado para esses casos.
No caso de cesárea, limpe o local da incisão apenas com água e sabonete neutro, uma vez por dia, durante o banho. O uso de antisséptico pode ser recomendado por seu médico.
Cerca de 10% das mulheres que dão à luz desenvolvem depressão pós-parto, uma doença bem mais séria do que uma melancolia passageira. Enquanto a maior parte das mães consegue superar uma eventual tristeza inicial e passa a curtir seus bebês, uma mulher com depressão pós-parto fica cada vez mais ansiosa e tomada por sentimentos desagradáveis. Ao perceber os sintomas da depressão pós-parto, é importante procurar orientação médica, pois o uso de alguns medicamentos pode ser indicado nesses casos.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624