Você sabe qual a importância do teste do pezinho?
O teste do pezinho é um exame laboratorial de triagem, obrigatório por lei, que detecta precocemente doenças de origem genética, metabólica e infecciosa que, geralmente, só apresentam sintomas após alguns meses de vida.
A obrigatoriedade do teste é para a detecção de quatro doenças. Este teste é o chamado Teste Básico, que detecta as seguintes doenças:
Fenilcetonúria ou PKU – doença genética que impede a metabolização da fenilalanina, que se acumula, toxicamente, no sistema nervoso central, causando retardo motor, deficiência mental, alterações de comportamento e convulsões.
Hipotiroidismo Congênito ou TSH – doença causada frequente causada pela deficiência de hormônios da tireóide que são imprescindíveis para o desenvolvimento do sistema nervoso central e para o metabolismo sistêmico, fazendo com que a criança evolua com retardo mental e atrasos no crescimento e no desenvolvimento em geral.
Hemoblobinopatias – Doença genética caracterizada pela alteração na estrutura da molécula de hemoglobina, causando anemia falciforme ou outras hemoglobinopatias. O diagnóstico precoce permite medidas profiláticas para uma melhor qualidade de vida.
Fibrose Cística ou IRT – Doença genética que eleva a taca de imunotripsina reativa (IRT), causando problemas pulmonares e/ou pancreáticos. É importante a detecção precoce, pois os sintomas clínicos costumam aparecer após o primeiro ano de vida do bebê.
Várias maternidades, como o Hospital e Maternidade Santa Joana, oferecem também os testes Ampliado e Avançado, capazes de detectar um número maior de doenças.