Você sabia que bebês nascidos no inverno têm mais alergia?
Um estudo realizado nos Estados Unidos comprovou a tese de que banho de sol faz falta aos pequenos. Pediatras de diversas unidades dos EUA avaliaram durante seis anos 1.002 crianças de zero a cinco anos de idade que davam entrada nos pronto-socorros da cidade de Boston com queixa de alergia alimentar e concluíram que os casos de alergia eram 53% maiores nos nascidos no outono e no inverno do que nos nascidos na primavera e verão.
Os raios solares são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Em contato com a pele, viram fonte de vitamina D, nutriente fundamental para proteger os ossos e o sistema imunológico – daí a explicação para as crianças que tomaram menos sol terem mais alergia.
Mesmo no Brasil, um país tropical, há várias crianças e idosos com deficiência de vitamina D. Isso pode ser explicado pela falta de áreas livres, seguras e tempo para o banho de sol. Entre 7 e 10h da manhã, a orientação dos médicos é reservar pelo menos 30 minutos para que os pequenos recebam os raios ultravioleta no corpo.