Os três primeiros meses de gestação – a evolução do feto
No início da gestação, o bebê tem o tamanho de um grão de arroz. Na terceira semana, surgirá a placenta – bolsa que envolve o bebê. A partir do início da quinta semana, já é possível identificar o saco gestacional durante a ultrassonografia.
Já no segundo mês, olhos, nariz e lábios estão formados e começam a se formar as pálpebras. Sistema nervoso e órgãos internos, como fígado, pulmões e intestino, estão se desenvolvendo. Os batimentos cardíacos do embrião se iniciam cerca de 28 dias após a fertilização, podendo ser identificados na sétima semana. Na oitava, praticamente todos os órgãos internos estão formados e o embrião mede cerca de 1,5 cm.
No terceiro mês de gestação, o bebê não é mais considerado um embrião, e sim um feto. Mede em torno de 10 cm, pesa cerca de 28 g e já possui os órgãos reprodutores definidos. A medida da transluscência nucal, entre a 10ª e 14ª semanas, é um importante recurso para identificar fetos com risco aumentado para problemas genéticos, como Síndrome de Down.